fbpx

Conservação

A embalagem usada pelo Grupo Mariza exerce papel fundamental na conservação. Com ela, os produtos passam por tratamentos térmicos, sem a necessidade de adicionar conservantes e ganham longa vida, podendo ser transportados sem refrigeração aos locais mais distantes.

Além da caixinha

A caixa Tetra Brik® Aseptic 250 Edge é composta por seis camadas de diferentes materiais. As duas primeiras camadas internas são de polietileno, que evitam qualquer contato do alimento com as demais camadas protetoras da embalagem. A camada de alumínio tem função de evitar a passagem de oxigênio, luz, cheiros e micro-organismos. Temos depois uma nova camada de polietileno, para adesão entre o papel-cartão e o alumínio e inicia a barreira microbiológica. A quinta camada é de papel e confere resistência à embalagem, e finalmente, uma sexta camada de polietileno, proteção contra umidade externa.

Portanto, a possibilidade de encontrar um corpo estranho pelo processo de envase é completamente nula. Quando consumidores se deparam com uma alteração no suco, a causa é geralmente uma colônia de fungos, que pode ter se desenvolvido posteriormente, a partir de um único esporo microscópico. Isso se deve à presença de microfuros que a embalagem pode sofrer durante armazenamento ou transporte inadequados.

Quando o esporo chega ao interior da bebida, ele se encontra num ambiente úmido, escuro, sem predadores ou competidores, e cheio de açúcar. O ambiente é ideal para o crescimento e multiplicação dos fungos. Aos poucos, esses vão fermentando o açúcar do produto e gerando ácidos, álcoois e outros compostos, o que explica o gosto e odor esquisitos do líquido. Vale reforçar que este micro-organismo não é patogênico (ou seja, não traz riscos à saúde), mas sim deteriorante, pois acaba com a qualidade sensorial e nutricional do produto.

A tecnologia asséptica, utilizada nas embalagens, permite que nenhum conservante ou aditivo químico seja adicionado. Assim, é possível consumir um alimento 100% natural. Essa tecnologia foi eleita a maior invenção do setor alimentício da segunda metade do século XX pelo Institute of Food Technologists (IFT), entidade dos Estados Unidos que reúne os maiores pesquisadores do segmento.

Como garantir a qualidade do seu produto?

Armazenar corretamente os produtos após as compras é fundamental, mas muitas vezes nem imaginamos o quão importante é essa ação.

A embalagem usada pelo Grupo Mariza exerce papel fundamental na conservação. Com ela, os produtos passam por tratamentos térmicos, sem a necessidade de adicionar conservantes e ganham longa vida, podendo ser transportados sem refrigeração aos locais mais distantes. Mas, justamente por não conter conservantes, quando danificada, ela perde sua resistência original e o local amassado serve como porta de entrada para micro-organismos.

Cuide corretamente das suas caixas e garanta a qualidade e segurança das suas bebidas:

  • Não compre embalagens amassadas, estufadas, molhadas ou sujas, com tampas abertas ou violadas.
  • Evite jogar ou colocar excesso de peso sobre a embalagem. Guarde as embalagens em local seco e arejado.
  • Após a abertura do produto, siga as instruções descritas na embalagem e atente-se para a forma de armazenamento e prazo para o consumo do alimento após aberto.
  • Quando armazenada na geladeira, coloque a embalagem na posição vertical para evitar vazamentos.

Caso você adquira um produto alterado ou se depare com embalagens violadas ou amassadas sendo comercializadas, comunique o SAC do Grupo Mariza através do número: 0800 602 5606, para que possamos formalizar uma ficha de reclamação juntamente ao controle de qualidade e verificar o ocorrido.